Composicao-1_00014

Dieta para engravidar

Você quer ter uma dieta para engravidar de forma mais saudável? Então saiba que encontrou o lugar certo.

Esse conteúdo foi preparado com dicas de alimentação para você seguir no seu dia a dia.

Portanto, não deixe de acompanhar este artigo até o final para ficar por dentro do assunto.

Dicas de dieta para engravidar

  1. Evite as gorduras trans

A primeira dica que você deve colocar em prática é evitar as gorduras trans, já que provocam vários efeitos prejudiciais para a saúde, além de afetar a fertilidade.

Assim, é recomendável que substitua alimentos ricos em gorduras trans, como biscoitos, sorvetes, bolachas, massas instantâneas, entre outros, por azeite, manteiga, óleo de coco e, até mesmo, a banha de porco, em porções pequenas para cozinhar ou grelhar a comida.

  1. Consuma mais proteína vegetal do que proteína animal

Alguns estudos revelam que a ingestão de mais proteína animal acaba deixando as mulheres mais propensas a desenvolver problemas com fertilidade do que aquelas que ingerem proteína vegetal.

De acordo com o estudo, o consumo de uma porção diária de carne vermelha, peru ou frango resultou em um aumento de 30% nos riscos de infertilidade.

Além disso, os pesquisadores descobriram que a proteína vegetal acaba favorecendo a fertilidade da mulher.

Portanto, é recomendável o consumo de mais proteína vegetal, a fim de aumentar as chances de concepção como lentilha, feijões, grão de bico e sementes.

  1. Coma vegetais, frutas e grãos com alta concentração de ferro

As mulheres que tentam engravidar costumam ter mais sucesso quando incluem em sua dieta alimentos ricos em ferro, em uma porção de 40 a 80 mg.

Para consumir essa quantia de ferro é recomendável que você foque em alimentos vegetais que são ricos em ferro, como espinafre, damascos, coco e aspargos.

Procure, também, inserir em sua dieta lentilhas, grão-de-bico e castanhas em substituição a carne vermelha e sempre cuide do seu intestino para que você consiga absorver os nutrientes e fazer o estoque dele, que no caso é a ferritina.

  1. Cuidado com o que você vai beber

A dieta para engravidar não deve ser baseada apenas nos alimentos sólidos que devem ser evitados.  É preciso planejar, também, nos líquidos que serão ingeridos.

Desse modo, procure evitar refrigerantes e outras bebidas com alto teor de açúcar. Além disso, risque da sua lista de bebidas o café e bebidas alcoólicas.

Na hora da sede, sempre prefira a água, afinal, é o líquido mais saudável e que não apresenta nenhuma contra indicação para as mulheres que desejam engravidar. Então, use e abuse da água!

Artigo complementar – 4 chás para engravidar

Dicas de compras para compor a sua lista de dieta

A dieta para engravidar dá prioridade para o consumo de proteínas vegetais, carboidratos complexos, gorduras saudáveis e vegetais verde-escuros.

A lista que iremos passar a seguir conta com sugestões para você iniciar a sua dieta.

Vale lembrar que a lista não é definitiva, de modo que você pode optar por outros alimentos que se adequem melhor ao seu caso. Confira:

  • Brócolis, abobrinha e aspargos;
  • Folhas verde-escuras, como acelga, couve e espinafre;
  • Frutas cítricas, como laranja, acerola, tangerina;
  • Frutas vermelhas, como amora, mirtilo e framboesa;
  • Abacates e bananas;
  • Raízes e tubérculos, como batata doce, inhame, cará;
  • Arroz integral;
  • Ovos, sardinha, frango, atum e tofu orgânico;
  • Bebida vegetal;

Com essas dicas de dieta para engravidar, você está preparada para começar a sua dieta e engravidar de forma saudável.

E se quer mais detalhes sobre o assunto, você precisa conhecer o desafio 21 dias, que vai te ajudar a se preparar para ser mãe. Quer conhecer? Então clique no link https://desafiofuturamamae.com.br/desafio-21-dias/ e saiba mais.

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados

© Todos os direitos reservados.