Muitas mulheres que sentem dificuldade para engravidar se esquecem de verificar como está a saúde e os cuidados com útero e colo do útero. Esses órgãos são fundamentais e podem ser determinantes para o sucesso da gravidez!
Confira como a saúde do seu útero dificulta a gravidez e não deixe de realizar todos os cuidados necessários para se manter fértil e ter uma gravidez saudável!
Útero e colo do útero, qual a diferença?
Na verdade, o que chamamos de colo do útero é já uma parte desse órgão tão importante para o aparelho reprodutor feminino, mas também para a saúde da mulher como um todo. Confira o que você deve saber para ter em mente como a saúde do seu útero dificulta a gravidez.
A divisão do útero se dá em três partes que são o corpo do útero, que é sua porção dilatada, o colo do útero, parte mais famosa e o fundo do útero, que fica acima da parte dilatada.
O colo é uma das partes mais importantes porque fica logo no fundo da vagina e é um dos principais focos de câncer nas mulheres, por isso a prevenção com exames regulares de Papanicolau é fundamental para evitar complicações que impeçam de vez a gravidez.
Já o útero é um órgão considerado fibromuscular, que se estica bastante na adaptação com a gravidez. É nele que se desenvolve o óvulo após fecundado, se transformando em embrião e, posteriormente, em feto.
Artigos complementares : Como engravidar rápido
O câncer de útero é um pouco mais raro do que o de colo, mas também é possível acontecer. Por isso, além dos exames preventivos de colo de útero, é ideal estar com a ultrassonografia completa em dia para evitar complicações!
Problemas mais comuns na saúde do útero
Se você quer saber como a saúde do seu útero dificulta a gravidez, confira os problemas mais comuns na saúde do útero e como eles podem ser um empecilho para quem quer engravidar.
Endometriose
A endometriose é uma das causas mais frequentes ligadas à infertilidade feminina e está diretamente relacionada ao útero. Esse quadro ocorre quando o endométrio, camada que cresce no útero para formar a menstruação, começa a crescer desordenadamente para fora do útero, tornando a gravidez muito mais difícil nos quadros mais severos.
A endometriose não apresenta sintomas muito claros, mas a cólica é o principal deles. Por isso, fique atenta ao sinal de cólicas muito fortes.
Pólipos
Os pólipos são pequenos cistos que podem estar presentes no útero. São mais parecidos com pequenas verrugas e, em alguns casos, precisam ser retirados.
Em mulheres que possuem muitos pólipos ou pólipos com mais de 2 centímetros, a fertilidade pode estar bastante comprometida, já que é no útero que o embrião precisa se desenvolver.
Inflamações
Inflamações uterinas podem impedir que a gravidez ocorra, por isso, esteja sempre atenta a esse quadro grave de saúde. O impedimento, nesses casos, é que a inflamação pode impedir que o óvulo fecundado se fixe na parede uterina.
Exames de sangue e ultrassonografias são importantes para o diagnóstico, mas é comum que mulheres com inflamações uterinas apresentem dores e até outros sintomas, como febres.
Se você quer conferir mais detalhes sobre como a saúde de seu útero pode ser preservada e sua fertilidade recuperada, não deixe de ter acesso ao Desafio 21 dias Futura Mamãe!
Confira ainda nosso texto sobre como engravidar mesmo tendo endometriose e se livre de vez dessa ansiedade com dicas simples, rápidas e baseadas em evidências científicas!