Em algum momento da sua vida alguém já te falou sobre a gravidez silenciosa? Pois bem, esse é um tipo de gestação que pode ser um tanto assustadora para muitas mulheres, isso porque a mesma não apresenta sintomas ou quaisquer sinais de que está acontecendo a formação de um bebê.
Essa não é uma situação comum, mas quando acontece pega as pessoas de surpresa, pois a mesma é descoberta apenas quando a gravidez está em sua fase final ou no momento em que mãe vai dar à luz.
O que é a gravidez silenciosa?
A gravidez silenciosa é quando a gestação não apresenta quaisquer sinais, a mulher pode até mesmo continuar menstruando dentro desse período, o que dificulta que a gravidez seja notada já que a pausa do ciclo menstrual é o primeiro sintoma a ser percebido.
Os demais sintomas podem ser mais leves ou até mesmo inexistentes, podendo ser facilmente confundidos com um mal-estar ou doenças.
Desse modo a mulher acaba não se dando ao trabalho de realizar um teste, então silenciosamente o bebê se desenvolve e é notado apenas no final da gestação, ou quando já está entrando em trabalho de parto.
Principais sinais da gravidez silenciosa
Para as mulheres que utilizam apenas a menstruação como um fator importante para identificar a gravidez, é ideal que mudem seus métodos e passem a prestar mais atenção em demais variações do corpo. Mesmo que seja quase imperceptível, alguns sinais dificilmente podem ser escondidos. Dentre eles estão:
- Sensibilidade e dor nos seios: Esse é um sintoma comum devido a estimulação dos hormônios para a amamentação e o crescimento dos seios;
- Auréola escurecida: Devido às mudanças hormonais e o aumento do fluxo sanguíneo as auréolas tendem a apresentar uma coloração mais escura;
- Cólica: A cólica é um sintoma comum que pode estar presente nas primeiras semanas da gestação;
- Sono e cansaço constante: Têm origem nas alterações hormonais e fisiológicas que o corpo da mulher começa a sofrer já nas primeiras semanas de gestação, por isso esse é um sintoma comum;
- Humor instável: O desequilíbrio hormonal pode ser notado principalmente porque a sensibilidade da mulher aumenta, ficando mais propícia a ter ondas de estresse e choro frequente;
- Enjoou: A sensação frequente de náusea ou o enjoo a determinados cheiros e sabores também pode ser um sintoma.
O que fazer para evitar a gravidez silenciosa?
Não há um método que impeça o desenvolvimento da gestação silenciosa, mas a melhor forma de se prevenir de uma surpresa é realizando consultas frequentes com uma ginecologista. Além do acompanhamento ginecológico ser fundamental para que a mulher conheça seu próprio corpo, desse modo é mais fácil ficar atento a tudo o que está acontecendo e assim descobrir uma gravidez logo no início, mesmo que seja totalmente silenciosa.
É importante que a mulher tenha esse cuidado principalmente porque esse tipo de gravidez pode oferecer grandes riscos à mãe e ao bebê. Uma gestante recebe todo um acompanhamento para que a gravidez seja saudável e segura, com o tipo silencioso, isso não acontece. Ou seja, a mãe continua realizando as mesmas atividades do seu cotidiano, sendo algumas prejudiciais ao bebê, e não realiza o pré natal que é o preparo para a chegada do bebê.