Todos os dias milhares de mulheres pesquisam por dicas de como engravidar mais rápido, e isso mostra o interesse mútuo de gerar uma nova vida e ter um lindo bebê no colo. Entretanto, alguns fatores fisiológicos, outros hormonais e até mesmo emocionais vem cada vez mais dificultando a não realização desse sonho inclusive em casais jovens.
Engana-se quem acredita que o único problema ligado à dificuldade em engravidar seja a idade ou problemas na saúde da mulher.
Veja agora neste artigo o que pode ocasionar dificuldades ao engravidar mesmo em casais mais jovens e o que fazer quando não se consegue engravidar.
Mas antes, entenda que para engravidar, o casal precisa ter saúde, e isso não significa somente ausência de doenças. A falta de saúde está desde um sono ruim, um intestino irregular, uma menstruação com escapes, uma dermatite de pele, e até mesmo uma má digestão.
Por que não consigo engravidar?
Para que uma gestação aconteça da melhor maneira possível, não basta ter mais relações íntimas e parar o anticoncepcional. Após a retirada da medicação, o organismo sofre com os efeitos colaterais e precisa de uma “limpeza” que nada mais é do que ajustes no organismo como repor vitaminas, regular o intestino, retirar poluentes e também ajustar os hormônios. Parar o anticoncepcional é um processo no qual até o momento você deseja não engravidar e a partir do desejo em ser mãe, ame de suspender o uso, você deve se preocupar em saber como o seu corpo reagiu ao tempo em que teve contato com a medicação sejam meses ou anos.
Hormônios como FSH, IH, insulina, DHEA, TSH e progesterona sofrem influência com o uso do anticoncepcional e por isso você precisa coletar no sangue logo após parar de usar o remédio e saber quais são as referências ótimas destes exames para ativar a sua fertilidade.
Aqui abaixo você encontra quais são os problemas mais comuns que atrapalham a vinda da gestação independente da sua idade:
- Problemas fisiológicos
- Problemas metabólicos
- Problemas anatômicos na pelve
- Problemas hormonais
- Doenças infecciosas não tratadas
- Doenças fúngicas
- Estilo de vida inadequado
- Tabagismo
- Álcool
- Drogas ilícitas e medicações
- Obesidade
- E outros
Sabendo quais existem e que podem te atrapalhar, é extremamente importante consultar um especialista em fertilidade e fazer seu pré natal tanto clínico quanto nutricional antes de engravidar.
Quando devo procurar ajuda médica?
É indicado consultar um especialista a partir do momento que o Positivo não chega, mesmo já incluindo as mudanças do estilo de vida, fazendo a suplementação correta e seguindo a limpeza do Aquário do casal.
A partir de 12 meses de tentativas sem sucesso, é fundamental aumentar as investigações para ver a necessidade de alguma intervenção médica seja cirurgia, medicamentosa ou necessidade de fazer uma técnica de reprodução assistida. Porém você não precisa esperar um Ano para se cuidar! Antes mesmo de procurar um Médico especialista, a partir do momento que deseja ser mãe, o indicado é preparar o seu corpo 3 meses antes com ajuda nutricional, ou seja, não vá esperar dar errado para depois ir atrás dos problemas, sendo que você pode se prevenir antes.
O mais importante para engravidar é preparar o corpo antes de começar as tentativas para reduzir a maior parte dos riscos de insucesso.
Se você deseja muito ser mãe, é fundamental estar sempre atenta e atualizada e buscar as possíveis alternativas para deixar o corpo pronto para a maternidade acontecer.
O que fazer quando não se consegue engravidar?
Enquanto há vida, há esperança! Os estudos mostram que 10% das infertilidades detectadas até o momento não possuem causa realmente conhecida, porém, desse modo, há 90% de chances de descobrir algum problema fisiológico, anatômico, hormonal e até mesmo nutricional. Por isso, não deixe de se cuidar e investigar.
Artigo Complementar :
Procure um especialista!
A busca por nutricionistas especialistas em fertilidade, endocrinologistas e médicos infertileutas deve fazer parte da equipe que irá te ajudará a preparar o seu organismo para engravidar.
Caso haja alguma alteração que realmente precise de tratamento médico, o quanto antes for feito, maiores as chances do Positivo chegar rápido.
Seguem 4 dicas úteis para colocar em Prática a partir de hoje que irão te ajudar engravidar.
Dica 1: conheça seu período fértil
Saber interpretar o seu ciclo menstrual é fundamental para te ajudar a saber se você está ovulando ou não. E para isso, não basta preencher um aplicativo e seguir as regras. Você precisa saber se o seu fluxo está saudável, se a cor do sangue indica saúde, e se você tem corrimento, cólicas, coágulos, mau cheiro, escapes e ciclo irregular é porque não está normal e você precisa de ajuda.
Dica 2: saiba reconhecer seu muco
Nem toda mulher reconhece o muco fértil e você não precisa ter muco todos os meses, mas a presença dele te ajudar a saber se você está ovulando ou não por exemplo. Quando o muco está transparente e elástico indica que você está perto de ovular e quando ele fica mais branquinho e sua temperatura basal sobe em torno de 0,3*C quer dizer que você ovulou.
Dica 3: compre um termômetro e meça a sua temperatura basal
Super válido baixar um gráfico de temperatura basal e anotar diariamente a sua para avaliar a ovulação. Quando a temperatura subir, as chances são de que você ovulou e indica que nestes dias você teria que ter tido as relações íntimas. Muito mais fiel que os aplicativos, a medição da temperatura basal é uma ferramenta a mais para você conhecer seu corpo.
Dica 4: invista em nutrientes e suplementos saudáveis.
De nada adianta deixar as pernas pra cima e namorar mais vezes se o seu corpo estiver desnutrido e seu óvulo fraco. Além de medir a temperatura e conhecer seu corpo, reconhecer seu ciclo, vale a pena nutrir seus óvulos para que possam formar um bebê saudável e aumentar as chances de uma gravidez tranquila. Não basta ovular, os óvulos precisam estar maduros e bem saudáveis pro embrião crescer forte.
E quando nada disso der certo?
Quando você prepara o seu corpo e mesmo assim o bebê não vem dentro de 3 meses, é indicado colher novamente os exames e passar por uma análise mais criteriosa com nutricionista especialista em fertilidade para fazer todos os ajustes necessários do seu corpo e do parceiro também.
Caso você não tenha feito exames clínicos e anatômicos como verificar as trompas, uma ressonância da pelve ou até mesmo histeroscopia, é válido procurar o especialista para aumentar as investigações do casal.
Em alguns casos aonde existem problemas que dificultem a gestação expontânea, é indicado procurar uma clínica de reprodução assistida que irá saber qual tratamento indicar como inseminação, ICSI, FIV ou coito programado com indução. Mas antes, sempre faça a sua parte e deixe seu corpo o mais saudável possível para gerar esse bebê. Se precisar de qualquer técnica , seu óvulo e do marido já estarão a postos para contribuir com uma gestação de sucesso.