Engravidar tendo endometriose pode ser mais difícil para muitas mulheres, mas existem algumas atitudes que podem ampliar as chances de engravidar, mesmo tendo endometriose.
Confira todas as informações sobre como aumentar as chances de engravidar, mesmo tendo endometriose e fique por dentro de tudo o que pode influenciar na gravidez com sucesso!
O que é endometriose
A endometriose é um crescimento desordenado do endométrio – o tecido que reveste o útero – para fora do órgão. Algumas partes do endométrio podem ir até o ovário, trompas e outras partes próximas ao útero.
O endométrio se desenvolve todos os meses e quando não ocorre a gravidez, ele se desmancha e desce junto com a menstruação, provocando cólicas muito fortes e podendo causar dificuldades para engravidar ao longo do tempo. As chances de desenvolver câncer de ovário também aumentam em mulheres com endometriose.
Se você quer saber como aumentar as chances de engravidar mesmo tendo endometriose, confira as informações sobre como é o tratamento dessa doença que acomete milhares de mulheres todos os anos.
Diagnóstico e tratamento
As cólicas muito fortes precisam ser investigadas porque podem ser um primeiro sintoma de endometriose.
Para confirmação do diagnóstico, geralmente é necessário fazer um exame chamado videolaparoscopia – assim, os focos podem ser observados e a endometriose é classificada considerando seu grau de gravidade em leve, moderada ou grave.
Não existe cura para a doença, mas combatendo seus focos os sintomas podem ser suprimidos e a endometriose entra em remissão.
No entanto, o “tratamento” mais comum e prescrito ainda hoje é o uso de anticoncepcionais, o que acaba afastando ainda mais o sonho da maternidade das mulheres. E não é só isso, os anticoncepcionais não tratam de fato a endometriose, apenas mascaram os seus sintomas, ou seja, ao parar o uso do medicamento, todos os sintomas voltarão. O verdadeiro tratamento para a endometriose é contemplado com 8 pilares: alimentação saudável, atividade física, cuidado com o intestino, cuidado com o sono, regulação dos hormônios, cuidado com a imunidade e com o emocional.
Se você deseja saber todas as informações sobre como engravidar mesmo tendo endometriose, confira O Desafio Futura Mamãe e veja como em 21 dias seguindo você pode começar a mudar o seu estilo de vida, diminuir as dores da endometriose e ainda aumentar as suas chances de engravidar.
Porque é mais difícil engravidar?
Um dos motivos que faz com que seja mais difícil engravidar quando se apresenta quadro de endometriose é que essa é uma doença que pode alterar toda anatomia do sistema reprodutor da mulher, além da alteração hormonal.
Por isso, para engravidar mesmo tendo endometriose, é preciso saber que o espermatozoide pode encontrar dificuldades de chegar até o óvulo para fecundação, devido a presença das aderências.
Além disso, o diagnóstico da endometriose costuma ser muito demorado em quase 70% dos casos, e portanto, muitas vezes, ao se descobrir a endometriose, grande parte das mulheres, já estão apresentando dificuldades para engravidar, devido ao agravamento da doença.
Artigos complementares :
Nos casos de diagnóstico tardio, além das complicações que a endometriose pode causar ao útero e outros órgãos, o fator da idade pode dificultar ainda mais a gravidez, portanto, é preciso ficar sempre atenta e investigar através dos exames ao menor sintoma de anormalidade no ciclo menstrual.
Antes de partir para técnicas de reprodução assistida, o melhor é investir em alternativas eficientes que possam aumentar muito as chances de uma gravidez natural. Obviamente, em alguns casos serão de fato necessários alternativas como a fertilização in vitro, porém, mesmo assim, é importante preparar o corpo antes do procedimento. Conheça tudo sobre o desafio dos 21 dias para Futura Mamãe e invista em um método que irá comprovadamente te ajudar a preparar o seu corpo para engravidar em menos de 01 mês.