Ícone do site Moniele Cunha

Saiba como engravidar

Para entender como engravidar de forma mais fácil, é possível seguir alguns métodos que podem favorecer o corpo e contribuir para que este processo aconteça de maneira mais simplificada.

Basta adotar alguns hábitos para que o corpo se desenvolva e consiga engravidar no período determinado.

Além disso, é preciso sempre cuidar da saúde, para que a gravidez ocorra de forma saudável e livre de qualquer tipo de risco para mãe e para a formação do bebê.

Continue lendo a seguir e veja neste guia completo como engravidar de forma fácil, aprendendo formas de favorecer o corpo para se tornar mãe.

Existe remédio para engravidar?

Muitas mulheres possuem o desejo de se tornarem mães e viver esta experiência tão bonita.

Por isso, acabam recorrendo a medicamentos que tem como objetivo favorecer este processo e preparar o corpo, para que a mulher esteja pronta para gerar um bebê.

Normalmente, os medicamentos utilizados para engravidar devem ser receitados por um médico especialista, como um ginecologista ou urologista, que tem a sua atuação especializada em fertilidade.

Mas, o uso destes tratamentos é recomendado quando a mulher ou o homem passam por um período de tempo com tentativas falhas de engravidar, notando alterações na sua ovulação ou na sua produção de espermatozóides.

E, dessa forma, os medicamentos utilizados para engravidar tem como principal objetivo corrigir estes fatores no homem ou na mulher, permitindo que a concepção do bebê aconteça de maneira mais fácil.

Artigos complementares :

Os medicamentos mais comuns, que podem ser consumidos por homens e mulheres para que o tratamento de fertilidade aconteça são o Folitropina, Menotropina e Gonadotropina.

Mas, além destes, existem ainda métodos caseiros para aumentar a fertilidade, que são feitos através do chá de uma planta, chamada agnocasto.

Entenda como encontrar seu período fértil e engravidar mais rápido

Toda mulher possui um ciclo menstrual onde, em algum momento, o seu corpo se encontra preparado para conceber um bebê.

E, para que as chances de engravidar sejam ainda maiores, é possível colocar em prática algumas estratégias consideradas simples, para aumentar ainda mais as possibilidades.

Um exemplo disso, é aumentar o número de relações sexuais próximo ao período fértil, mais especificamente, três dias antes do dia mais onde o seu ciclo aponta mais fertilidade.

Algumas mulheres costumam manter um calendário para controlar seu ciclo, realizando isto de forma manual ou através de um aplicativo, para que o cálculo possa ser mais preciso e as relações sexuais possam ser feitas com mais precisão.

Além disso, para potencializar ainda mais os resultados neste período, é possível ainda investir em lubrificantes que são capazes de aumentar a fertilidade, atuando ativamente na normalização do pH da vagina.

Quando a mulher não pode mais engravidar?

Como vimos, para que a mulher tenha sucesso em sua concepção, um dos principais fatores determinantes é analisar e acompanhar o seu ciclo menstrual.

Mas, é preciso analisar também alguns períodos em que a mulher não tem muitas chances de engravidar e entender por que isto acontece:

Durante o período em que a mulher está menstruada, acontece a descamação do endométrio e, por isto, durante este momento é praticamente impossível engravidar, pois, o corpo não oferece as condições favoráveis para a concepção.

Mas, é preciso se atentar ao seu ciclo, pois o período fértil pode ser confundido com a menstruação em alguns casos.

Isto porque, durante o período fértil pode haver um pequeno sangramento, considerado comum devido às alterações dos hormônios e, devido a isto, os momentos do ciclo podem ser confundidos.

Atualmente existem diversas opções de contraceptivos que podem ser utilizados de diferentes formas, como a camisinha, o anticoncepcional, o DIU e outros.

Mas, é preciso lembrar que nenhum contraceptivo possui eficácia de 100% e todos eles podem apresentar algum tipo de falha em algum momento, apesar de poucas as chances.

O anticoncepcional, por exemplo, tem uma eficácia maior quando ingerido todos os dias no mesmo horário. E, quando a mulher esquece de tomar algum dia ou oscila os horários com frequência, a sua eficácia pode ser comprometida.

A camisinha, por sua vez, é considerado o método mais seguro, já que além de proteger contra uma gravidez indesejada, ainda tem o poder de proteger o casal contra doenças sexualmente transmissíveis.

Mas, é preciso colocar a camisinha de forma correta, para garantir que ela não se rompa no momento da ejaculação do homem.

A Menopausa é um momento da vida da mulher, onde já não são mais produzidos hormônios necessários para a maturação do óvulo e o desenvolvimento do útero.

E, por isto, é praticamente impossível a mulher engravidar durante este período, já que o corpo não está preparado para conceber um bebê.

Este período na vida de uma mulher é marcado quando são passados 12 meses consecutivos sem que ocorra uma menstruação. Mas, caso isso aconteça, é preciso realizar alguns exames, para garantir que isto ocorra de forma natural, sem estar associado a algum tipo de doença hormonal ou até mesmo a transtornos psicológicos.

Normalmente, mulheres que ultrapassam os 48 anos podem começar a sentir sintomas da menopausa e passar pela ausência da menstruação, reduzindo ou eliminando completamente as chances de engravidar.

Entenda como ter uma gestação com facilidade

Como vimos, para engravidar com facilidade, é preciso acompanhar os dias do período fértil e ter relações sexuais em grande número durante este momento.

Mas, apesar disto, existem ainda algumas mulheres com um nível de fertilidade muito alto e, por isto, as chances de engravidar podem ser ainda maiores.

Muitos acreditam que a gravidez pode ocorrer apenas quando o homem ejacula dentro da vagina da mulher. Mas, apesar disto, é possível engravidar através do líquido pré seminal, onde existe um nível de espermatozóides que podem atuar da mesma forma.

Para entender o nível de dificuldade da gravidez, basta analisar sempre o ciclo menstrual e acompanhar de perto o calendário, para compreender quais são os dias mais propícios para que isto aconteça.

É possível definir o sexo do bebê?

Há muitos anos toda a humanidade tem buscado formas de definir o sexo do bebê no momento da gestação, para que haja a possibilidade de escolher e determinar como será seu filho ou filha.

Mas, apesar disto, existem atualmente algumas técnicas que estão diretamente à ética da escolha do sexo do bebê e, por isto, os médicos não tem permissão para liberar técnicas que estejam diretamente relacionadas com a seleção dos espermatozóides, para que esta definição seja feita.

Porém, apesar disto, existem alguns métodos naturais considerados eficazes e que podem ser de grande ajuda para contribuir para esta escolha, fazendo com que as chances de engravidar de um menino ou menina aumentem ainda mais.

Para compreender melhor, o principal fator determinante do sexo do bebê são os cromossomos sexuais presentes em sua definição genética, que podem ser X ou Y, dependendo de seu sexo.

Dessa forma, quando o bebê possui um par de cromossomos X, isto significa que é uma menina e, quando existe um par de cromossomos XY, o bebê é um menino.

Um dos métodos considerados mais eficazes para definir o sexo do bebê e escolher uma menina, por exemplo, é a prática de relações sexuais com  2 a 4 dias de antecedência do período de ovulação.

Isto porque, de acordo com algumas pesquisas realizadas por especialistas, os espermatozóides Y possuem um tempo de vida menor em comparação ao espermatozóides X. E, dessa forma, a chance de seleção se torna ainda maior neste período.

Este é apenas um exemplo de seleção que é muito utilizado por pessoas que desejam definir o sexo do bebê.

No caso do desejo intenso de engravidar de gêmeos, é preciso ainda avaliar os fatores genéticos, analisando se existem casos na família e buscando ainda por formas naturais que podem favorecer este tipo de condição buscada por muitas mães.

Saiba quais são os tipo mais comuns de fertilização

Se você possui o grande desejo de engravidar e está tendo dificuldades com os métodos naturais, mesmo acompanhando o calendário e os dias mais propícios de seu ciclo, saiba que existem métodos de fertilização que podem ser ideais para o seu caso.

Além dos remédios que favorecem a fertilidade, existem ainda métodos que são favoráveis a contribuir para a fertilização e possibilitam a gravidez de maneira mais fácil.

Existe um método muito conhecido e utilizado por especialistas, chamado reprodução assistida, que consiste em algumas técnicas que podem ser aplicadas e, dessa forma, aumentar ainda mais as chances de concepção.

Confira a seguir quais são as principais técnicas deste método e conheça os principais recursos para poder engravidar com sucesso:

Dentro desta técnica, é realizado um tratamento hormonal na mulher, para que sua ovulação seja ainda mais desenvolvida.

Os resultados deste tratamento são acompanhados através de exames de ultrassonografia, onde é visto de perto o crescimento deste tipo de fenômeno no corpo e no ciclo da mulher.

E, uma vez que a ovulação é induzida no corpo da mulher, é recomendado que o casal intensifique o número de relações sexuais, aumentando a sua frequência principalmente após 36 horas depois que a primeira injeção é aplicada.

A inseminação intrauterina artificial é considerada um dos métodos mais comuns e praticados por casais que desejam engravidar e estão com dificuldade, principalmente devido à sua simplicidade.

Para que este procedimento tenha êxito em sua realização, é necessário que os espermatozóides coletados sejam capacitados, ou seja, passem por um processo onde ocorre a separação e seleção dos espermatozóides mais aptos para fertilizar os óvulos da mulher.

Depois que o médico realizar a coleta e encontrar um número adequado de gametas masculinos, é realizado o depósito, através de um procedimento, onde acontece a fertilização na cavidade uterina da mulher.

Para os casais que já tentaram ambos os métodos citados acima e ainda encontram dificuldade em engravidar, é recomendada a fertilização in vitro.

Este método inicia-se através da estimulação ovariana, onde são administrados os principais hormônios femininos, buscando aumentar o seu nível e, consequentemente, as chances de fertilização.

Depois que este processo de estimulação chega ao fim, é realizada uma coleta dos óvulos da mulher e do sêmen do homem, para que eles possam ser fertilizados de maneira artificial em um laboratório especializado.

Assim que os embriões se formarem durante este processo, ocorre a sua transferência para o útero da mulher, para que a gestação possa seguir de maneira natural.

As taxas de sucesso deste tipo de procedimento podem variar de acordo com a idade da mulher e do seu organismo.

Assim como os métodos de fertilização, este é um dos mais utilizados para as mulheres que desejam engravidar, mas encontram certa dificuldade durante este processo.

A grande diferença entre este processo, é que a inseminação ocorre diretamente no óvulo, através de uma injeção realizada nesta região, onde há a colocação dos espermatozóides.

A doação de óvulos é uma técnica recomendada para as mulheres que possuem uma quantidade limitada, podendo ser causada por diversos fatores, como a idade.

Normalmente, para que este procedimento aconteça com sucesso, é recomendado que a receptora utilize os medicamentos necessários, para que seu útero fique preparado para receber o embrião.

Para entender como engravidar de forma mais fácil, basta analisar o seu corpo e compreender quais são os sinais que devem ser seguidos.

Algumas mulheres precisam apenas seguir um calendário, buscando por seu período fértil. Mas, outras precisam contar com métodos um pouco mais específicos, capazes de auxiliar e conduzir o êxito deste processo.

Agora que você já sabe como engravidar, converse com seu médico especialista e siga o método que mais combina com as necessidades de seu corpo, para ter sucesso dentro deste lindo processo de gerar uma vida.

Gostou do assunto? Temos um desafio que vai facilitar seu desejo de engravidar. Clicando aqui no Desafio de 21 dias Futura Mamãe você terá todas as técnicas que precisa para conceder seu bebe.

 

Sair da versão mobile