Ícone do site Moniele Cunha

O que pessoas que tem SOP não podem comer

Close up shot of an Asian Chinese woman eating pan fried salmon with table knife and fork in cafe

A síndrome do ovário policístico (SOP) é uma doença desenvolvida por causa de disfunções hormonais, causando diversos sintomas como inconstância do ciclo menstrual, dificuldade para engravidar, aumento de peso, entre outros.

Quando diagnosticada com a SOP, a mulher precisa iniciar o tratamento adequado, e o mesmo exige que sejam feitas algumas mudanças de hábito. Dentre essas, a alimentação é uma das principais, pois a mesma acaba tendo influência em alguns sintomas da doença.

Por isso, é comum que o médico solicite que seja feita uma dieta balanceada e uma rotina com exercícios físicos. Pensando nisso, alguns alimentos devem ser evitados, tais como:

Diminuindo e até mesmo excluindo o consumo desses alimentos, você deve optar por uma dieta que seja rica em nutrientes e vitaminas que ofereçam a sustentação necessária.

Dietas com um consumo menor de carboidratos ou low carb são as mais recomendadas nessa ocasião, isso porque as mesmas possuem um número menor de gordura saturada e sódio. Por outro lado, o consumo de proteínas fica liberado à vontade, oferecendo uma série de benefícios, tal como uma sensação maior de saciedade.

O consumo em excesso de sódio e gorduras devem ser evitadas, pois podem agravar os sintomas da síndrome do ovário policístico, provocando a retenção de líquidos e complicações no fígado.

Considerando que a alimentação ficará mais restrita, é de grande importância que seja feito o consumo de alimentos ricos em vitaminas, nutrientes e proteínas. Produtos ricos em gordura boa e natural também devem ser ingeridos, fazendo parte de uma nutrição saudável.

Confira a seguir quais são os principais alimentos para manter uma alimentação saudável e que não causa complicações para quem possui SOP:

Tratamento da síndrome do ovário policístico

Dentre os tratamentos para a SOP, o mais conhecido é feito através do uso de medicamentos que atuam diretamente no alívio dos sintomas. Os mesmos são receitados de acordo com a gravidade da doença, tratando a mesma, mas ainda assim não é possível ter a cura.

Em alguns casos, o médico pode solicitar o uso de medicamentos naturais que ajudam no alívio dos sintomas.

Já em casos mais graves em que o tratamento utilizando medicamentos não possui uma resposta tão boa, é solicitado o processo cirúrgico.

Para qualquer que seja o modelo de tratamento solicitado, ter uma alimentação saudável é muito importante para que todo o processo seja levado como o planejado, sem que tenha complicações ou dificuldades futuras.

Seguindo algumas recomendações citadas acima é possível ter uma alimentação mais saudável, contudo, é indispensável que se tenha o acompanhamento de um nutricionista especializado. Esse poderá passar uma dieta que esteja alinhada com o seu biótipo físico, a sua rotina diária e a gravidade da sua síndrome do ovário policístico. Desse modo pode-se ter mais segurança e a certeza da eficácia.

Sair da versão mobile