Ícone do site Moniele Cunha

Qual a diferença entre ovário policístico e o cisto ovariano

Ovarian pain

É muito comum que as pessoas acabem confundindo o ovário policístico com o cisto ovariano justamente por causa dos nomes que são muito similares. Contudo, há diferenças entre ambos.

Dentre as diferenças, uma das principais é o número de agrupamentos desenvolvidos por cada um. Mas além disso, outro que pode ser facilmente notado são as alterações hormonais que podem ou não acontecer.

No artigo de hoje, serão apresentadas as principais características de cada um deles para que possam ser feitas as devidas comparações.

O que é a síndrome ovário policístico?

A síndrome do ovário policístico se desenvolve com o surgimento de múltiplos cistos ovarianos em um determinado local. O que acaba provocando alterações hormonais que provocam diversos sintomas, desregulando algumas funções femininas.

Por causa disso, os folículos não crescem como deveriam, então a ovulação não ocorre da maneira correta. Dessa forma, os folículos começam a se acumular na região e então se desenvolve um cisto policístico.

Com isso diversos sintomas são apresentados, gerando algumas dificuldades para as mulheres. Dentre eles podem ser citados os seguintes:

O que é o cisto ovariano?

O cisto no ovário é uma bolsa cheia de líquido que se forma dentro ou ao redor do ovário. Ter um cisto no ovário geralmente não é nada grave, pois é uma situação comum que acontece com muitas mulheres entre 15 e 35 anos e pode aparecer várias vezes ao longo da vida.

Geralmente, o cisto ovariano é benigno e desaparece após alguns meses sem a necessidade de tratamento, mas é importante fazer acompanhamento regular com um ginecologista para ver se o cisto diminuiu. No entanto, quando o cisto é grande ou se rompe, o tratamento cirúrgico é necessário.

Essa doença não apresenta sintomas específicos que a caracterizam, por isso o diagnóstico é feito pelo ginecologista através da avaliação dos sintomas e da realização do exame pélvico.

Ainda assim, as mulheres não estão completamente livres dos sintomas, então em casos mais graves eles podem aparecer das seguintes formas:

Contudo, como dito anteriormente, os sintomas não são tão comuns e não caracterizam a doença, por isso é necessário o diagnóstico médico.

Como diferenciar o ovário policístico do cisto ovariano

Ainda que sejam diferentes e os sintomas do ovário policístico sejam muito mais evidentes, veja a seguir as principais diferenças notadas entre eles:

Para receber o diagnóstico correto e identificar de forma assertiva uma das situações, é fundamental que sejam realizados exames e se tenha o acompanhamento direto de um médico especializado.

Sair da versão mobile