Muitas mulheres acabam ficando um tanto em dúvida em relação ao tempo em que leva para engravidar depois de uma relação sexual. Esse processo é conhecido como a fecundação, entretanto até que a mesma ocorra é percorrido um longo caminho que deve ser entendido com mais clareza para que não haja desinformação.
O espermatozoide pode sobreviver de 3 a 7 dias, por isso a fecundação deve se iniciar até 7 dias após o ato sexual, contudo, levando em consideração esse período, todo esse processo pode levar até 15 dias.
O que é a fecundação?
Antes de saber quanto tempo leva para se engravidar, é necessário entender o que é a fecundação, afinal é este processo que faz com que a mulher gere um bebê.
A fecundação é quando o espermatozoide se une ao óvulo e forma o zigoto que é a célula formada após a união do espermatozoide (gameta masculino) com o ovócito (gameta feminino). Essa formação ocorre no interior das tubas uterinas, e o óvulo fecundado em seguida se encaminha na direção do útero.
Caso não ocorra a fecundação o material biológico masculino acaba morrendo dentro do órgão reprodutor feminino e o óvulo é eliminado na menstruação.
Etapas da fecundação
O zigoto se divide em duas células, depois em quatro células, e assim por diante, até formar o blastocisto, que vai se implantar na parede do útero e em algumas semanas dará origem ao embrião, formando um ninho.
Para facilitar o entendimento de modo que fique mais claro como funciona todo este processo de fecundação de um óvulo em um espermatozoide, acompanhe abaixo a etapas deste processo
- Etapa 1: É a fecundação, onde ocorre a união do espermatozoide com o óvulo e forma o zigoto.
- Etapa 2: Algumas horas após a fecundação, o zigoto inicia uma sequência de divisões celulares, chamadas clivagens ou segmentação, origina inicialmente duas células chamadas blastômeros.
- Etapa 3: Em seguida, os blastômeros se dividem novamente, formando 4 células, depois 8 e assim segue até formar muitas células no estágio da mórula, assim chamada por se assemelhar a uma amora.
- Etapa 4: A mórula passará por novas divisões formando o blastocisto, que se diferencia por apresentar uma cavidade interna (blastocela). A blastocele marca o estágio de blastocisto e divide as células embrionárias propriamente ditas, daquelas que formarão os anexos embrionários (placenta, cordão umbilical e líquido amniótico).
- Etapa 5: Aproximadamente após 5 dias, o embrião na fase de blastocisto chega ao útero e a busca pelo local da nidação que envolve o reconhecimento do embrião pelo endométrio, camada de revestimento da cavidade uterina, e vice-versa começam. Para que essa fixação ocorra, o embrião rompe a zona pelúcida, que ainda mantém as células embrionárias unidas, e elas infiltram-se no endométrio, fixando o embrião e iniciando a gestação.
Todo esse processo pode levar até seis dias após a relação sexual para
ocorrer, sendo assim, o ciclo completo da fecundação pode levar até 15 dias.
Sintomas da fecundação
Os sintomas da fecundação são os da gestação e com isso, você conseguirá perceber e pode ficar mais atenta durante os próximos dias para realizar um teste de gravidez em breve.
Os sintomas mais comuns são:
- Cólica abdominal com baixa intensidade durante o 6º e o 7º dia após o período fértil;
- Corrimento rosado após 10 a 12 dias do período fértil;
- Sensação de cansaço e sonolência constante;
- Inchaço dos seios e com aspecto dolorido.
Quanto tempo depois da relação sexual deve fazer o teste de gravidez?
É recomendado que o teste de gravidez seja realizado duas semanas após o ato sexual. Esse tempo de espera é importante, pois seu corpo precisa desenvolver um nível de hormônio HCG suficiente para ser detectado pelo teste de gravidez.
De início um teste de farmácia pode ser o suficiente, mas caso busque resultados mais precisos o ideal é recorrer ao exame de sangue. Algo interessante é que o primeiro órgão do bebê a ser formado é o coração, por isso, o mesmo pode ser ouvido logo no primeiro mês.