É muito comum que as pessoas vejam a quantidade da ejaculação como um ponto decisivo para as chances de engravidar ou não, contudo, se um homem ejacula pouco, isso não quer dizer necessariamente que ele seja infértil.
Mas caso note que a ejaculação está muito abaixo do normal, é ideal que o homem realize um espermograma é um exame laboratorial capaz de analisar a fertilidade masculina, avaliando a composição do sêmen e as condições físicas de cada paciente em sua individualidade. Caso seja identificada alguma alteração que possa estar dificultando a fertilidade, o próprio médico irá recomendar um tratamento que poderá reverter a situação.
A baixa ejaculação pode dificultar a gravidez?
Ainda que na maioria dos casos a baixa ejaculação não signifique que o homem é infértil, essa quantidade interfere sim nas chances de a mulher engravidar. Entende-se que a cada ml de sêmen existe uma média de 5 a 15 milhões de espermatozoides, ou seja, quanto menor for a quantidade liberada na ejaculação, mais difícil se torna a gravidez natural. Contudo, isso não impede a fecundação, por isso, não deixe de utilizar os métodos contraceptivos caso não deseje ter um bebê no momento.
Qual é a quantidade ideal de espermatozóides para engravidar?
A quantidade de espermatozoides não tem muita relevância para a fecundação uma vez que outros pontos também interferem nisso, tal como a qualidade do espermatozoide, esse que em muitos casos não é propício para entrar em contato com o óvulo.
Sendo assim, não há como definir a quantidade necessária para que aconteça a fecundação. Isso porque o que de fato importa é se o espermatozoide terá o necessário para isso, seja ele de uma ejaculação grande ou baixa.
O que causa a baixa ejaculação?
Quando o homem libera uma quantidade pequena de sêmen durante a ejaculação, isso pode ter uma influência direta vinda dos seus hábitos diários. Veja quais são os principais fatores que contribuem para isso e como melhorá-los:
- Sedentarismo – Procure realizar atividade física pelo menos 3 vezes na semana;
- Desidratação – Beba 2 litros de água por dia;
- Uso excessivo de álcool e drogas – Faça um corte dos mesmos e caso necessário procure ajuda em uma clínica de reabilitação;
- Tabagismo – Diminua o uso do cigarro aos poucos até que consiga viver sem;
- Infecções sexualmente transmissíveis – Realize exames e procure ajuda de um médico especializado;
- Uso de medicamentos – Entre em contato com o seu médico para analisar a composição do medicamento e o que pode ser feito;
- Super aquecimento das regiões íntimas – Utilize roupas mais folgadas e tecidos leves.
Mudando alguns desses hábitos, é possível que a ejaculação melhore, expulsando uma quantidade maior de sêmen.
Conclusão
A mulher pode sim engravidar de um homem que tenha baixa ejaculação, mas caso seja o desejo do casal ter um bebê, é recomendado que seja feito um planejamento para isso.
O primeiro passo é procurar o acompanhamento de um médico para que o mesmo possa guiá-los com eficácia para a gestação natural. E caso seja identificada uma dificuldade maior para a gestação, o profissional saberá indicar o melhor procedimento de inseminação