A endometriose, doença que pode causar um desconforto muito grande com o tempo e dificuldades para engravidar, pode ser diagnosticada através de exames clínicos feitos pelo próprio médico como o toque junto a outros exames complementares. Essa é uma condição que pode afetar toda a região pélvica, prejudicando os órgãos e causando sintomas como cólicas intestinais, dor intensa durante o período menstrual, desconforto durante as relações sexuais e outros.
Esses sintomas tendem a se agravar após os 25 anos, mas isso não quer dizer que a dor acompanha o estágio da doença. Em alguns casos a mulher pode ser assintomática e estar com a endometriose em estágio muito avançado. Justamente por isso, o ideal é que sejam realizados os devidos exames médicos. A principal eficácia disso é que somente assim será possível definir qual o melhor tratamento para cada caso. Enquanto em algumas situações pode ser necessário apenas o tratamento com medicamentos, em outras pode acabar sendo necessário a intervenção cirúrgica.
Sintomas da endometriose
Muitas mulheres acabam recorrendo ao exame apenas quando notam algum sintoma da doença presente. Caso tenha notado algum dos citados abaixo, procure imediatamente o auxílio de um ginecologista independentemente da intensidade. Veja quais são:
- Cólica menstrual mais intensa que o normal;
- Cólica intestinal;
- Desconforto na região pélvica;
- Dor durante as relações sexuais;
- Desconforto para urinar ou defecar;
- Presença de sangue na urina ou nas fezes;
- Dificuldade para engravidar.
Como descobrir a endometriose
Caso tenha notado algum desses sintomas, não utilize essas informações para se autodiagnosticar, isso porque em alguns casos esses sintomas podem indicar outras complicações, por isso deve-se imediatamente buscar um acompanhamento médico para realizar os exames e receber o diagnóstico correto.
Caso não tenha notado nenhum desses sintomas, da mesma forma é importante realizar o acompanhamento com um ginecologista para manter a saúde íntima em dia e se prevenir não apenas contra essa, mas também a outras doenças.
É indicado que logo após a primeira menstruação a mulher comece a frequentar o ginecologista periodicamente para realizar exames e se manter saudável, independente de qual seja a sua idade. Durante essas consultas, você pode solicitar exames para avaliar se pode ter ou não desenvolvido a endometriose.
Exame de endometriose
A endometriose pode ser identificada através da ultrassonografia transvaginal com preparo intestinal através da introdução de um aparelho específico na vagina para visualizar os órgãos reprodutores. Outro método utilizado é a ressonância magnética da pelve, mas geralmente é realizado em casos mais graves de desconforto sentidos pela mulher.
Além desses, também pode ser realizado o exame de sangue, e o mais eficaz deles é o chamado CA 125 se tratando de um teste realizado através da coleta de sangue para uma análise laboratorial. Esse exame verifica a quantidade de proteínas no sangue, e quando a taxa está muito elevada pode indicar a presença da endometriose, porém, nem sempre a mulher portadora de endometriose terá um CA 125 elevado.
Realizando o CA 125 juntamente a um dos exames de imagem, o resultado é mais preciso e consequentemente o diagnóstico mais rápido. Isso pode facilitar para que o tratamento ideal seja solicitado e a recuperação seja melhor.